sexta-feira, 7 de maio de 2010

Agora, iremos abordar o tema do papel da mulher nas mais diversas sociedades. Vamos então começar com o papel da mulher na sociedade Africana:



31 de Julho: Dia Internacional da Mulher Africana.

No dia 31 de Julho de 1961, foi feita uma conferência das mulheres do Oeste Africano que tinham o objectivo de lutar pela promoção de todas as mulheres africanas. Esta conferência foi realizada em Dar Es Salaam, onde ficou aprovada, entre outras iniciativas, a ideia de comemorar com início no ano seguinte o Dia Internacional da Mulher Africana (a 31 de Julho de 1962).

Sabe-se que o esqueleto do espécimen humano mais antigo do mundo é de uma mulher africana com idade de 3,5 milhões de anos, descoberto na África Oriental pelo Professor Leakey e denominado por ele Lucy (Lúcia) deduzindo-se assim que Eva, o primeiro ser humano, era mulher e africana.



Os factores que inibiram o incremento económico e social em Africa e que afectaram particularmente o desenvolvimento das mulheres africanas são:
  • Escravatura


  • Exclusão social, violência familiar e cultural


  • Falta de acesso à instrução


  • Interdição ao direito de voto e de propriedade


  • Conceitos condenáveis ( a excisão - mutilação genital feminina - a violação, o apedrejamento, o tráfico de mulheres, a lapidação, a burka, etc.)

(

entre outros)




Desde há longos anos que a mulher africana tem sabido enfrentar com amor e coragem uma luta gigantesca provocada por diversos motivos. Lutou contra a opressão colonial, contra a fome, miséria teve que se deslocar de uma terra para outra à procura de sobrevivência e por causa das guerras civis em muitos dos países Africanos.

As Mulheres Africanas têm lutado incansavelmente para conseguir modificar os errados conceitos da sociedade em relação aos direitos das mulheres. Têm demonstrado uma coragem impressionante e apesar das imensas dificuldades que lhes têm sido apresentadas não perderam a alegria e demonstram uma força inquebrantável para conseguirem alcançar o seu objectivo principal: Direitos iguais e uma sociedade mais justa.

DIREITOS IGUAIS E UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Das actividades realizadas na década da Mulher 1975/1985 participando em inúmeras conferências, e em especial na tão importante Conferência de Beiijing em 1995 donde saiu a Plataforma de Acção ajudou-as a reforçar a tomada de consciência do seu papel na sociedade e verificaram-se muitos progressos.
Muitas Mulheres Africanas se tem destacado em todos os planos desde a cultura à guerra, e até chegaram aos Prémios Nobel.
Foram muitas as suas conquistas. Seria demasiado enumerá-las mas queremos dar exemplos das que achamos realmente importantes tais como sua integração na Rede das Mulheres, a Marcha das Mulheres que começou em Filadélfia a 31 de Outubro de-1997.



Sem comentários:

Enviar um comentário